segunda-feira, 3 de maio de 2021

NATAL SANGRENTO (1984): COMO SE ESQUECER DO FILME DO PAPAI NOEL ASSASSINO?

NATAL SANGRENTO (1984)

(Silent Night, Deadly Night, 1984, EUA)

Lançamento em VHS no Brasil pela extinta Look Vídeo

Lançamento em DVD pela Versátil Filmes (Box Slashers)

SE VOCÊ FOI UM BOM GAROTO, ENTÃO PODE ALUGAR A FITA VHS!!

Quando eu tinha meus 11 anos de idade era um garotinho fissurado em Jason, Freddy Krueger, Chucky, Pinhead, Michael Myers, e tantos outros vilões do cinema. Posso dizer que eu não saía das video-locadoras e vivia sonhando em assistir à todos os filmes da seção de "Terror"... essa era a minha meta: zerar a locadora.

Uma capa de fita VHS que me chamou muito a atenção, na época, era de "Natal Sangrento" (1984), filme slasher que, assim como "Sexta-Feira 13" e "Halloween", também oferecia vários assassinatos ao espectador numa data comemorativa. E aquele visual do papai noel assassino, segurando um machado na capa? Aquilo era o máximo! Um convite total para estimular a minha curiosidade!! Então o longa foi alugado por mim em 1992, pois a ansiedade em ver um "Jason natalino" era imensa...

Só que... eu me decepcionei muito... Eu esperava muito mais ação do filme naquela época. Não foi um slasher frenético como "Sexta-Feira 13", achei que tinha muito "blá-blá-blá" (explicativo demais) e simplesmente queria ver mais suspense e mortes.


Hoje eu ainda continuo com esse mesmo raciocínio de 29 anos atrás, pois realmente o filme tenta explicar muito o drama vivido pelo assassino, como as suas motivações e todo o seu sofrimento interno, então eu nem o considero um "slasher movie" (embora ele pertença sim, ao gênero), simplesmente o classifico mais como um "Drama de terror", e a gente acaba ficando até com pena do vilão... (tudo que um filme de terror deve evitar).

Logo no início de "Natal Sangrento" você percebe que o coitado sofre muito com seus traumas, e se tivesse tido uma assistência psicológica melhor, tudo seria evitado, mas a vida pra ele foi só adversidades, desde a sua infância. Então, quando adulto, ele resolve fazer a sociedade pagar o preço com seu transtorno pós traumático...

Mas a relação que eu tenho com "Natal Sangrento", hoje em dia, mudou. Agora eu consigo gostar muito mais do filme, mesmo sendo esse dramalhão citado. Atualmente eu assisto com outros olhos, e sei que nada ele tem a ver com aqueles demais slashers da época. 

A história é boa, interessante, inquietante e te prende até o final, mas é aquilo: é DRAMA...


Quando lançado nos cinemas, em 1984, o filme sofreu muito com a censura também, pois os adultos ficaram receosos com a figura de um Papai Noel assassino e o que isso poderia afetar aos seus filhos. Todos os anúncios de TV do filme foram imediatamente retirados de circulação por causa do trailer, que mostrava o Papai Noel carregando um machado, o representando como um serial killer. Isso motivou os pais a protestarem contra o filme e imediatamente o tiraram dos cinemas.

"Natal Sangrento" é um dos filmes "slashers" que mais sofreu com a censura e com o povo conservador dos anos 80.

É como o Papai Noel assassino diz no filme: 

"CASTIGOOOOOO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário