sábado, 9 de novembro de 2019

FIM DE SEMANA, É HORA DE VER UMA FITA VHS!

COMPRAR FITAS VHS NOS ANOS 80 E INÍCIO DOS 90 ESTAVAM AO ALCANCE DE POUCOS, ENTÃO O JEITO ERA ALUGAR NA LOCADORA DO BAIRRO

Quem não se lembra das queridas vídeo-locadoras?
Que saudades, né? Eu ficava contando nos dedos para chegar logo o fim-de-semana, para assim, poder alugar as famosas fitinhas VHS.
Aqui na minha família, sempre alugávamos quatro filmes: um de aventura, um de desenho, um comédia, um ação, e o outro era de...TERROR, é claro! E quem escolhia o filme deste último gênero era eu (Ah, se alguém resolvesse se intrometer!).


"Alugue 13 fitas de terror e devolva só no próximo Halloween"

Foi uma época gloriosa de reunir os amigos, familiares, vizinhos e de nos relacionar socialmente, sempre comentando e debatendo sobre estes filmes e momentos esplendorosos. Interagia com tantas pessoas, até mesmo com gente que eu nem conhecia, e assim, trocávamos "altos papos".
Alguns parentes mais distantes também se aproximavam, e iniciávamos então uma bela interação, tudo graças à estes filmes, onde eu emprestava alguma VHS alugada à eles, e vice e versa. 
Compartilhar opiniões era muito válido também, pois assim podíamos comparar e ver se alguém mais concordava conosco, em relação a alguma obra favorita, assim como saber também quem eram os vilões mais assustadores e quais eram as melhores cenas de assassinato. Esse envolvimento era muito importante para os cinéfilos dos anos 80 e 90, além de ser super saudável para qualquer grupo, e em qualquer época, né?

Sobre estar nas locadoras, ah, isso era mágico demais! Que maravilha era chegar e se deparar com aqueles posters, aqueles displays imensos, nos jogando para dentro da atmosfera encantadora de cada filme. Nenhuma tecnologia atual substituiu ainda esta magia proporcionada por estar aquele lugar físico, acolhedor e fascinante que era a vídeo-locadora!

Eu era tão fissurado pelas locadoras de vídeo, que meu presente de natal, em 1992, foi poder alugar 3 filmes de terror de uma só vez, e assim, poder concluir a saga "Sexta-Feira 13" (faltavam ainda as partes 2, 3 e 8 para eu assistir). Obrigado mamãe, por este presente inesquecível!



Nessa época, era muito difícil colecionar, pois as fitas VHS eram mais direcionadas às video-locadoras, então você tinha que procurar bastante, gastar muita gasolina e ter paciência em "garimpar". Quando você encontrava algum estabelecimento que vendia fitas, eram de títulos mais "família", como os desenhos da Disney, alguns de shows, entre outros. Em algumas capitais, você até conseguia encontrar algumas fitas de terror para comprar e iniciar a sua coleção, mas por questões financeiras, e também de logística (eu só tinha 10 anos), este sonho de ter algum filme de terror em minha coleção estava longe ainda de se realizar...

REVISTA "VIDEO NEWS"
Mas olha que bacana, encontrei em meus arquivos uma matéria que saiu na antiga e extinta revista "Video News", de 1989, onde relatam alguns filmes colecionáveis daquele período, onde incluem "Sexta-Feira 13", "Halloween" e "A Hora do Pesadelo", os colocando ao lado de outras produções famosas, como "Jornada nas Estrelas", "007", "Rambo", entre outros clássicos marcantes:



Naquela época a tecnologia era mínima e não tínhamos tantos recursos como hoje, então ficava mais complexo ainda para assistirmos tais filmes, principalmente, poder colecioná-los. Mas uma coisa eu lhe garanto, apesar de toda essa dificuldade, valia muito a pena esperar e sentir depois toda a emoção em encontrar tais relíquias! Era muito recompensador, seja alugar, comprar, e até mesmo assistir na TV aberta. 
As chamadas na TV? Era estupendo vê-las sendo veiculadas, assim como ler as dicas de lançamentos nas revistas, ouvir a publicidade do "boca a boca" na escola...

Belos tempos, que jamais serão esquecidos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário